Com a nova frota, o número de ônibus elétricos na Cidade salta para 1.759, se tornando a maior frota de ônibus elétricos do Brasil.

A Prefeitura entregou neste domingo (21), um lote de 500 novos ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte coletivo em São Paulo.
De acordo com a pasta, com a nova frota, o número de ônibus elétricos na Cidade salta para 1.759, se tornando a maior frota de ônibus elétricos do Brasil.
A entrega dos veículos aconteceu na Zona Sul da Capital Paulista e contou com a presença do Prefeito Ricardo Nunes e demais lideranças politicas do Estado.
Os 500 veículos foram posicionados em duas filas paralelas em um trecho de mais de 7 km da Marginal Tietê, que precisou ser interditada em duas faixas.

Com os novos veículos, a nova frota elétrica passa a ser composta por 1.759 ônibus, sendo 1.570 modelos movidos a bateria e 189 trólebus. Conforme o fabricante, esse novo modelo deixa de emitir aproximadamente 130 mil toneladas de CO₂ por ano e evita o consumo de cerca de 57 milhões de litros de diesel anualmente no transporte publico da Cidade.
Para o Prefeito Ricardo Nunes, toda a frota elétrica acumulada equivale ao plantio de aproximadamente 11 milhões de novas árvores:
“Os avanços são gigantescos. Nós estamos aqui hoje juntos, cada um de nós, plantando 3,2 milhões de árvores por ano. Para se ter uma ideia, temos cerca de 600 mil árvores nas ruas da cidade e, com a entrega de 500 ônibus, estamos chegando a esse equivalente ambiental”, disse Nunes.
O prefeito ainda pontuou que a saúde da população e a natureza agradecem ao novo modelo de transporte no município:
“Estaremos deixando de consumir 20 milhões de litros de óleo diesel. Isso mostra a importância da entrega de hoje e o quanto ela contribui para a redução de doenças cardiorrespiratórias e para a melhoria da qualidade do ar. Estamos acelerando a transição energética da maior cidade do país e consolidando uma política pública que já é referência nacional e internacional”, afirmou Nunes.
A nova frota está distribuída entre 22 ônibus do tipo mídi, 215 do tipo básico, 159 modelos padron de 13,20 metros, 64 articulados de 21 metros e 40 articulados de 23 metros. Além dos benefícios ambientais, os novos veículos ampliam o conforto para os mais de 7 milhões de passageiros transportados diariamente pelo sistema municipal.

Todos os ônibus contam com ar-condicionado, Wi-Fi, entradas USB e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Nesse lote, há 20 ônibus equipados com câmeras conectadas ao Smart Sampa, somando agora 74 ônibus com essa tecnologia.
Fotos: Divulgação/Secom.