Dois aviões da Latam colidem com pássaros no aeroporto de Guarulhos

Segundo a Latam, nenhum passageiro ficou ferido nos incidentes aéreos, que ocorreram em menos de 50 minutos.


Dois aviões da Companhia Aérea Latam, colidiram com pássaros ao posarem na pista, neste sábado (05), no Aeroporto Internacional em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. 

A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da própria empresa aérea. A Latam informou que nenhum passageiro ficou ferido nos incidentes aéreos, que ocorreram em menos de 50 minutos.

De acordo com o comunicado, as aeronaves pousaram em total segurança. A Latam informou que está analisando os aviões para saber se eles sofreram algum tipo de dano. A empresa não informou de onde as aeronaves partiram ou se elas seguiriam depois para outros destinos. 

Bird Strike

Esse tipo de incidente é conhecido na aviação como "bird strike", quando pássaros colidem com aeronaves. De acordo com a empresa, só em 2024 a "LATAM Brasil registrou bird strike em 513 de seus voos no Brasil. 

Confira o comunicado da Latam:

"A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, esclarece que, na manhã deste sábado (5), registrou três suspeitas de bird strike no pouso de aeronaves. Uma delas com relato de ocorrência na origem, fora do sítio aeroportuário, portanto.

Aeronaves e pistas já foram vistoriadas e todas as medidas de monitoramento e afugentamento foram tomadas. Importante ressaltar que este aeroporto apresenta o mais baixo índice de colisão com aves (“birdstrike”) entre os principais aeródromos brasileiros. Além disso, o número de ocorrências desta natureza vem diminuindo significativamente nos últimos anos, sendo 60% de redução apenas na comparação entre 2023 e 2024. Reflexo de permanente aprimoramento das medidas de gerenciamento de fauna, sob supervisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e em conformidade com as normas ambientais.

O Plano de Gerenciamento de Risco da Fauna inclui ações como manejo de ovos, ninhos e animais; controle de vegetação; remoção de poleiros e abrigos; além de técnicas de afugentamento.

A GRU Airport ressalta seu compromisso com a segurança operacional, adotando medidas eficazes para mitigar riscos relacionados à fauna."



Foto: Divulgação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Motociclistas por aplicativo realizam motociata em protesto no Centro de SP.