Agentes de Auto Escolas realizam protesto contra proposta do Governo em SP

O protesto foi pacífico e reuniu dezenas de motoristas e profissionais de Auto Escolas, na Ponte Estaiada, na Capital Paulista.


Dezenas de motoristas e profissionais de Auto Escolas realizaram um protesto pacífico na manhã desta quinta-feira (23), na ponte estaiada, em São Paulo.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), o ato foi em protesto contra a atual proposta do Governo Federal que prevê a possibilidade de obter a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a obrigatoriedade de frequentar Auto Escolas.


De acordo com os organizadores, a mobilização também é contra o alarmante número de agentes que ficarão desempregados, devido a proposta. O número de agentes desempregados pode chegar a 300 mil em todo o País.


"Pedimos respeito ao trânsito local e às pessoas presentes", umas das frases escrita em cartazes pelo os manifestantes.

Ainda conforme a PM, cerca de 200 carros padronizados participaram do protesto, além de proprietários, fiscais e agentes de Auto Escolas.

Proposta do Governo

A principal proposta do Governo Federal é o fim da obrigatoriedade de frequentar aulas de autoescola na preparação para os exames teórico e prático dos departamentos de Trânsito (Detran) estaduais, para obter a 1° Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com isso, o custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 3,2 mil, poderá cair em 80%.

Na última quinta-feira (02), o Ministério dos Transportes abriu uma consulta pública sobre o tema. A minuta do projeto ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil e, durante esse período, qualquer cidadão poderá enviar sugestões e contribuições. Depois, o texto seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com a pasta, o objetivo das mudanças é modernizar o processo de obtenção da CNH e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio).

Conforme o Governo, a proposta prevê também que o candidato possa escolher diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios para a emissão da CNH.


Fotos: Divulgação/Redes Sociais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: PM de folga reage, mata bandido e prende outro em tentativa de roubo em SP.