O incêndio aconteceu por volta das 07h35m e deixou ao menos 100 moradias totalmente destruídas. Uma idosa de 60 anos morreu.

Um incêndio de grandes proporções atingiu diversas moradias construídas sobre palafitas, na manhã desta sexta-feira (1º), na comunidade Caminho São Sebastião, em Santos, no litoral de São Paulo.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio aconteceu por volta das 07h35m e deixou ao menos 100 moradias totalmente destruídas pelo fogo. Várias famílias ficaram desabrigadas.
Ainda segundo os Bombeiros, uma idosa de 60 anos não resistiu e acabou morrendo, enquanto outras vítimas ficaram feridas.

Moradores relataram que Sandra Sarmento da Silva, havia sido retirada de casa no momento das fortes chamas, mas decidiu voltar para pegar seus pertences e não mais voltou. O corpo dela foi encontrado carbonizado.
Cerca de 15 viaturas e mais de 40 brigadistas do Corpo de Bombeiros, foram deslocados ao local para combater as chamas.
Imagens feitas pelo os próprios moradores e compartilhadas nas redes sociais, mostram como ficou o local após o incêndio. Confira as imagens abaixo:
O incêndio
Segundo o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), o fogo se espalhou rapidamente pela comunidade, que faz parte do complexo do Dique da Vila Gilda, a maior favela sobre palafitas do Brasil.
O local é de difícil acesso o que dificultou ainda mais os trabalhos de combate dos Bombeiros. Os próprios moradores também auxiliaram no combate as chamas.
As equipes dos Bombeiros conseguiram apagar as chamas e durante a noite, seguem nos trabalhos de rescaldo e resfriamento da área, para evitar novos focos.
Equipes da Defesa Civil foram até o local para analisar os estragos. As causas do incêndio estão sendo investigadas pela Polícia Civil.
Ajuda aos desabrigados
O prefeito Rogério Santos informou ainda, que equipes da Prefeitura já iniciaram o cadastramento de todas as famílias que perderam suas moradias no incêndio. As vítimas devem comparecer no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rádio Clube, na Rua Brigadeiro Faria Lima, 677, em Santos (SP).
A prefeitura informou ainda que abrigou com barracas, colchões e outros utensílios, que serão montados em Escolas e quadras de Esportes cobertas, para auxiliar na ajuda as famílias.
O Governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), informou que também enviará ajuda. Ele pontuou ainda que já autorizou a construção de novas moradias para os desabrigados:
"Moradia é dignidade. Estamos trabalhando desde o primeiro dia para acabar com situações inaceitáveis como as palafitas que ainda vemos na Baixada Santista. Acabo de autorizar a destinação de mais 416 novas moradias em empreendimentos de Santos e São Vicente para atender famílias que moram em áreas como esta. Outras 2.000 unidades que estão em andamento vão garantir que todas as famílias do Caminho São Sebastião que passaram por este triste incêndio no dia de hoje tenham um teto digno e seguro entregue até o início do próximo ano. Não vamos descansar até garantir a dignidade de um lar a todos aqueles que precisam", disse Tarcísio em sua página na plataforma X.
Doações
Lembrando que outros locais serão disponibilizado como pontos de entrega e recebimento de doações. Os pontos serão na Avenida Conselheiro Nébias, 388, no bairro Encruzilhada, e na Rua Brigadeiro Faria Lima, 677, no Bairro Rádio Clube, em Santos (SP).
Fotos: Divulgação/Redes Sociais.
Tags
LITORAL