Explosão em casa que servia como deposito clandestino de fogos deixa rastro de destruição na Zona Leste de SP

O caso aconteceu precisamente na Rua Francisco Bueno, próximo as Avenidas Celso Garcia e Salim Farah Maluf. Uma pessoa morreu e outras dez ficaram feridas.

"Um cenário de guerra", foi este o cenário que ficou a casa onde aconteceu a explosão.
FOTO: Divulgação/TV Globo.

Uma explosão de grandes proporções atingiu uma residência que era utilizada ilegalmente como depósito de fogos de artifício, na noite desta quinta-feira (13), no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo. 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o caso aconteceu por volta das 19h30m, precisamente na altura do número 73 da Rua Francisco Bueno, próximo as Avenidas Celso Garcia e Salim Farah Maluf.


Ainda segundo os Bombeiros, a forte explosão foi vista a quilômetros de distância do local e atingiu imóveis vizinhos, derrubou estruturas metálicas e provocou danos em diversos veículos estacionados na região.

As chamas chegaram a ser vistas á quilômetros de distância do local.
FOTO: Divulgação/Fábio Rubemar.

Uma pessoa morreu e outras 10 ficaram feridas. As vítimas foram socorridas por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para Hospitais da região.

Entre os feridos, está uma mulher proprietária de um imóvel próximo. Ela e o filho sofreram ferimentos na cabeça e foram encaminhados ao Hospital Nipo-Brasileiro.

Devido aos estragos, a Avenida Salim Farah Maluf chegou a ser interditada para garantir a segurança das equipes que atuavam no local.

Durante o rescaldo, o Corpo de Bombeiros acionaram o Esquadrão de Bombas do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo), que localizou um corpo carbonizado entre os escombros. 

A vítima identificada como Adir de Oliveira Mariano, de 46 anos, era proprietário do imóvel que servia de local para armazenar ilegalmente os artefatos explosivos. O corpo dele foi encontrado carbonizado em outro imóvel, próximo ao local onde ocorreu a explosão.


Conforme a Polícia Civil, Adir Mariano morava na residência há cerca de 40 dias. Ele é irmão de Alessandro de Oliveira Mariano, responsável pelo aluguel da casa. O imóvel estava alugado há três meses e conforme a Prefeitura, "não sabia que o local era usado como depósito irregular de artefatos explosivos".

Adir Mariano era frentista de um Posto de Combustíveis e também trabalhava como ambulante. Ele chegou a ser preso em 2011 após ser investigado pela Polícia por soltar balões com fogos de artifício, em São José dos Campos, interior do Estado. 

Em 2015, Adir e outras pessoas foram absolvidas pela Justiça das acusações de "associação criminosa", porque integrariam grupo de baloeiros que cometeram "crime ambiental" na região.

Imagens feitas por câmeras de segurança, mostram o exato momento da explosão que atingiu várias residências, quebrou janelas de prédios vizinhos e deixou desabrigados. Confira as imagens abaixo:


Em nota, a Defesa Civil informou que constatou grande dano patrimonial no local e que diversos imóveis comerciais, residenciais, além de veículos, foram afetados e destruídos. Até o momento, cerca de 23 imóveis já foram interditados pela Defesa Civil.

A casa onde funcionava o deposito clandestino de fogos, ficou totalmente destruídas após a explosão. FOTO: Divulgação/TV Globo.

Os moradores afetados foram abrigados por familiares em outras regiões. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informou que a Avenida Salim Farah Maluf já foi limpa e totalmente liberada por volta das 3h desta sexta-feira (14) e não há mais desvios na região.


Segundo a Secretaria de Segurança Publica do Estado de São Paulo (SSP/SP), a Polícia Civil já instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da explosão. Equipes estão realizando o Policiamento no local, pois há relatos de saques nos imóveis que foram atingidos.

O caso foi registrado como "explosão, crime ambiental e lesão corporal", no 30° Distrito Policial (DP) do Tatuapé (SP).


Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Peixes aparecem mortos a beira da Represa Billings em SP.