Arnaldo Augusto Pereira foi condenado por envolvimento na “máfia do ISS” em São Paulo. Ele estava foragido ela Justiça e foi capturado na Cidade de Mucuri, interior Baiano.
O ex-auditor-fiscal Arnaldo Augusto Pereira, de 58 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (15), em Mucuri, extremo sul do Estado da Bahia.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP), Arnaldo estava foragido da Justiça e foi condenado a 18 anos de prisão por participação na chamada "máfia do ISS", que operou na Prefeitura da Capital Paulista entre os anos de 2007 a 2013.
Para não ser preso e cumprir a pena pelos crimes de concussão (exigir propina) e lavagem de dinheiro, Arnaldo enganou o Superior Tribunal de Justiça (STJ), chegando a forjar a própria morte para escapar da cadeia.
Segundo relatório de investigação do Gaeco-Sul, o ex-auditor já havia sido preso em Operações anteriores, relacionadas a esquemas de corrupção que movimentaram valores expressivos.
Consta nos autos que o investigado foi implicado em prisões ocorridas em 2019 e 2021 e condenado em processos que apuraram desvios na ordem de milhões de reais, sendo um dos casos com movimentação superior a R$ 500 milhões.
Conforme a SSP, Arnaldo deverá ser transferido para a Capital Paulista nos próximos dias, onde deve cumprir as penas.
Foto: Divulgação/Polícia Civil.