Ex-delegado Ruy Ferraz é assassinado a tiros durante emboscada em Praia Grande

O crime aconteceu por volta das 18h, durante uma perseguição ao veículo de Ruy Ferraz, na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Nova Mirim.


O ex-delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Ruy Ferraz Fontes, de 68 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta segunda-feira (15), em Praia Grande, litoral de São Paulo.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP), o crime aconteceu por volta das 18h, durante uma perseguição ao veículo de Ruy Ferraz, na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Nova Mirim, precisamente em frente a Secretaria de Administração da Prefeitura de Praia Grande.

O ex-delegado ainda tentou fugir a bordo do veiculo, mas acabou atravessando a Avenida e sendo acertado por dois ônibus. Em seguida, o veículo acabou capotando. 


Logo após, o criminosos a bordo de um veículo modelo Hilux, descem fortemente armados e efetuam vários disparos contra o veiculo onde Ruy Ferraz estava. Após os disparos, eles fogem em destino ignorado.

Câmeras de monitoramento registraram o exato momento do crime. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais por internautas e também devem ajudar a Polícia na elucidação do crime. Confira as imagens abaixo:


Formado em direito pela Faculdade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Ruy Ferraz Fontes se tornou delegado depois e começou a investigar o PCC no início dos anos 2000. 

O ex-delegado atuou há mais de 20 anos e foi o responsável pela prisão de Marcos Willians Herbas Camacho, o vulgo "Marcola", principal líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Estado.

Também comandou a Polícia Civil Paulista entre os anos de 2019 e 2022, quando foi indicado pelo então ex-governador João Doria (na época PSDB). Ruy atuou no Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Departamento Estadual de Investigações contra Narcóticos (DENARC) e no Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP).


Quando esteve no DEIC, participou das prisões de alguns dos chefes da facção, incluindo Marcola, por tráfico de drogas, formação de quadrilha e outros crimes relacionados ao grupo criminoso.

Segundo a SSP, duas hipóteses estão sendo consideradas no momento, para explicar a autoria e motivação do crime;

  • Vingança do PCC; 
Em razão da atuação histórica da vítima e prisão de Marcola - líder e chefe da facção.

  • Reação de criminosos;
Contrariados pela atuação de Ruy à frente de Secretaria de Administração da Prefeitura de Praia Grande (SP).


Lembrando que o ex-delegado comandava a Secretaria de Administração de Praia Grande (SP) desde 2023. Em nota, o Secretario de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, lamentou a morte e disse que o caso será rigorosamente investigado pela as Forças de Segurança:

"Lamento o assassinato do delegado aposentado Ruy Ferraz Fontes... Determinei integração de força-tarefa, com prioridade definida pelo governador Tarcísio, para prender os criminosos. O procurador-geral de Justiça ofereceu o apoio do GAECO", disse Derrite.

O Corpo de Ruy Ferraz foi sepultado durante a tarde desta terça-feira (16), sobre forte comoção de amigos, colegas de farda e familiares, no Cemitério da Paz, no Morumbi, na Zona Sul da Capital Paulista. 

Participaram do sepultamento, diversas lideranças Politicas, além do Prefeito da Capital Paulista Ricardo Nunes (MDB).


Suspeito identificados

O Secretario de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, informou a imprensa nesta terça-feira (16), que dois suspeitos de envolvimento no crime já foram identificados e estão sendo procurados pela Polícia.

Segundo Derrite, os nomes dos suspeitos não foram divulgados, para não atrapalhar nas investigações, que seguem sobre sigilo.

A Polícia descobriu as identidades dos suspeitos através de exames minuciosos das equipes de Perícia, em digitais encontradas nos veículos utilizados pelo os criminosos e que foram abandonados em locais diferentes.


Um veiculo modelo Hilux, o mesmo que levou os criminosos até o local do crime, foi encontrado em chamas na mesma cidade. Já um outro veículo que foi usado para acobertar os bandidos, foi encontrado pela Polícia em outro local diferente. 

Dentro do carro, a foram encontrados algumas munições e outros materiais. Todo o material encontrado foi coletado e analisado pela as equipes de Perícia.


Fotos: Divulgação/Redes Sociais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: PM de folga reage, mata bandido e prende outro em tentativa de roubo em SP.