Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Foram 22,4% registros de latrocínios a menos em comparação com mesmo período de 2024.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), revela que o número de roubos seguido de morte caíram este ano em São Paulo.
De acordo com a SSP, o Estado de São Paulo fechou o primeiro semestre deste ano com o registro de latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, com o menor número há 25 anos.
Segundo os dados, de janeiro a junho, as cidades paulistas registraram 69 roubos seguidos de morte, quantidade 22,4% menor na comparação com o mesmo semestre do ano passado, quando aconteceram 89 casos. Somente em junho deste ano, a Polícia Civil contabilizou 11 latrocínios em todo o território paulista.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública, as maiores reduções foram percebidas nas regiões de São José dos Campos, que passou de 8 para 2 casos em seis meses, e em Campinas, que reduziu de 7 para 1 latrocínio neste ano.
Já a Capital Paulista, fechou o período com 21 roubos seguidos de morte, enquanto no mesmo período de 2024, foram registrados 26 crimes.
Na análise semestral, foram 1.241 homicídios dolosos — quando há intenção de matar. Entre janeiro e junho de 2024, aconteceram 1.230 crimes em todo o Estado Paulista. Apenas em junho deste ano, a Polícia Civil registrou 212 casos.
O Secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite (PL), comemorou os resultados dos dados. Em uma publicação feita em sua página na rede X, ele agradeceu aos Policiais pelo esforço:
"Resultados importantes conquistados com estratégia, inteligência e tecnologia no combate ao crime. Temos muito trabalho pela frente e não vamos parar até conquistar a segurança que todo paulista merece", disse Derrite.
Aumento de feminicídios
Ao contrario dos latrocínios, os números de feminicídios aumentaram este ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a SSP, as Delegacias de Defesa da Mulher em todo Estado investigaram 128 casos feminicídios que aconteceram entre janeiro e junho deste ano. No período, foram sete crimes a mais na comparação com o primeiro semestre de 2024.
Diminuição de estupros
Por um lado, o número de denúncias por estupros registradas em todo o estado reduziram 16,2% em junho, com 1.035 Boletins de Ocorrência (B.O) registrados. No mesmo semestre deste ano, houve 7.254 registros — com 2,1% de casos a mais na comparação com o ano de 2024.
Foto: Reprodução/Ilustrativa.
Tags
POLÍCIA