Cresce o número de casos de feminicidio em SP

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Outros casos como estupro e lesão corporal, também registraram aumento.


Uma pesquisa divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, revela que os casos de feminicídios aumentaram nos últimos meses no Estado.

De acordo com a SSP, o mês de julho deste ano teve um aumento de 39% no número de casos registrados, em comparação com o mesmo período de 2024.

Ainda segundo a pasta, foram registrados 39 feminicídios em julho deste ano, contra 28 no mesmo período do ano passado.

Conforme a pasta, os casos de lesão corporal contra mulheres também tiveram um aumento. Neste ano, foram registrados mais de 9,4 mil casos, contra 8,1 mil em 2024, um aumento de 15%.

Os crimes de ameaça contra as mulheres registraram uma queda de 13%. Este ano foram registrados cerca de 11 mil casos, contra mais de 13 mil no ano passado.

Já os casos de estupro, registraram um aumento de 2%. Em 2025 a Polícia contabilizou cerca de 1,7 mil ocorrências, contra mais de 1,6 mil em 2024.

Abrigo Amigo

Preocupada com o aumento da violência contra as mulheres, a Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (1º) a ampliação do programa "Abrigo Amigo", que oferece atendimento emergencial em pontos de ônibus da Capital Paulista.

O "Abrigo Amigo", são pontos de ônibus com telas digitais que exibem publicidade, mas também possuem um botão de emergência, caso a vítima precise de ajuda.


Ao acioná-lo, a passageira inicia uma chamada de vídeo com uma Central de Atendimento formada exclusivamente por mulheres, que posteriormente podem acionar serviços como Samu e Corpo de Bombeiros, além de Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Polícia Militar (PM), que chegarão ao local em minutos.

As ligações são ao vivo e a Central consegue observar tudo que está ocorrendo no ponto de ônibus. O atendimento funciona entre 20h e 5h, período considerado mais crítico devido à baixa iluminação e do movimento reduzido nas ruas.


Fotos: Ilustrativas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

FLAGRA SP: Enorme guindaste caí no meio de rua em SP.